segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Eventos: como criar, estruturar e captar recursos. (Maria Cecília Giacaglia)

INTRODUÇÃO.

“Eventos: como criar, estruturar e captar recursos”, escrito por Maria Giacaglia vai retratar as novas exigências propostas nesse setor, uma vez que a qualidade da organização ainda não é a ideal, não correspondendo dessa forma, ao aumento de realização de eventos. Essas exigências surgiram a partir da junção de requisitos aos conhecimentos necessários de alguém que se dispusesse a organizar eventos, tendo como finalidade minimizar os problemas.
De que adianta o setor de eventos crescer, se ele for feito sempre de uma forma repetitiva e sem propor inovações? Os eventos devem ser feitos de uma forma planejada.
A autora também aborda um breve histórico desse setor. Os eventos relacionados a negócios foram os pioneiros, tanto no Brasil como nos EUA. Desenvolvendo-se de forma rápida e se expandindo cada vez mais. Esse desenvolvimento se deu em apenas 50 anos e esse tipo de evento até hoje passa por mudanças significativas.
A Feira Nacional da Indústria Têxtil, realizada no Brasil em 1958, foi a primeira feira de negócios no país, iniciando-se assim o sucesso desse setor. Em conseqüência disso em 1970 foi inaugurado o complexo Anhembi, com o Salão do Automóvel.
Outros tipos de eventos com finalidades variadas, como comercialização de produtos e serviços são mais recentes no Brasil.
Até 1990 as feiras brasileiras foram consideradas como eventos institucionais.
A autora apresenta um fluxograma das etapas de um evento conforme discussão apresentada no livro, além das principais idéias abordadas que cada capítulo irá retratar.
Perguntas importantes sobre esse setor poderão ser respondidas após a leitura do livro, abrangendo a geração da idéia, estruturação do projeto e venda do projeto.

Nenhum comentário: